Raceland laboratório

IMPARCIALIDADE E INDEPENDÊNCIA

O Laboratório implementou os meios necessários para garantir a imparcialidade e a resolução de conflitos de interesses, de modo a não influenciarem de forma adversa a sua atividade laboratorial.

A Administração do Laboratório da Raceland compromete-se com a imparcialidade ao promulgar o Manual de Gestão, garantindo que qualquer tomada de decisões será sempre feita com a imparcialidade requerida pelo Sistema de Gestão. O mesmo compromisso é assumido na Política da Qualidade.

O Laboratório da Raceland analisa de forma continuada todas as atividades que envolvem os seus relacionamentos e os relacionamentos do seu pessoal. Dessa análise resulta a identificação das situações que possam ter influência sobre a imparcialidade do Laboratório da Raceland e/ou do seu pessoal, as quais são geridas como riscos à imparcialidade do Laboratório de acordo com o descrito na Matriz de Imparcialidade.

Sempre que sejam identificados riscos à imparcialidade, o Laboratório implementa ações com vista à sua eliminação ou mitigação dos mesmos.

O Laboratório implementou diversas ações para garantir que os riscos à imparcialidade identificados são minimizados ou inexistentes:

  • Todos os colaboradores têm conhecimento do Manual de Gestão do Laboratório da Raceland, SA.
  • Política da Qualidade.
  • Foi ministrada formação a todos os colaboradores como forma de sensibilização para a necessidade de garantir a imparcialidade nas atividades laboratoriais.
  • Todos os colaboradores assinam uma declaração comprometendo-se com os princípios adotados pelo Laboratório para garantir a imparcialidade (Declaração de Independência, Imparcialidade e Integridade e de Confidencialidade).
  • Não é permitido o acesso a pessoal não autorizado às áreas laboratoriais onde são executados os ensaios;
  • Os colaboradores do Laboratório não contactam com os clientes, exceto em situações de esclarecimento e ou informações de natureza técnica;
  • Os colaboradores do Laboratório têm contratos de trabalho, independentes do número de ensaios realizados.
  • Aquando da receção de viaturas para a realização das atividades previstas, são as mesmas encaminhadas para o parque e ou local para a realização dos ensaios previstos.
  • Os resultados são apresentados aos clientes pelo Técnico Responsável pela sua realização.
  • As auditorias internas são efetuadas por Auditor que cumpre com os requisitos de competência definidos pelo Laboratório, mas que não tem responsabilidade direta nas áreas a auditar. Pode o Laboratório da Raceland, SA subcontratar a auditoria interna a realizar ao mesmo.
  • As conclusões no tratamento de reclamações são realizadas, ou revistas e aprovadas, por pessoas que não estão envolvidas nas atividades do Laboratório que deram origem à reclamação.

    Siga-nos nas redes sociais: